quinta-feira, 24 de abril de 2008

Abortamento.

“De tal contexto probatório, resulta clara a inexistência de qualquer justificativa a que se obrigue a apelante a levar a termo uma gravidez que é ABSOLUTAMENTE INVIÁVEL A SOBREVIVÊNCIA DO NASCITURO, EM DETRIMENTO DE SUA SANIDADE PSICOLÓGICA, E ATÉ MESMO FÍSICA, SENDO CERTA A INEXISTÊNCIA DE VIDA HUMANA NA ESPÉCIE, eis que está diante de um ser que somente apresenta outros sinais vitais por sugar as energias e substâncias do corpo materno, e nada mais” (TRIBUNAL DE ALÇADA DE MINAS GERAIS, ap. nº. 219.008-9; por v.u. FOI DADO PROVIMENTO AO APELO DA INTERESSADA E AUTORIZADA A INTERRUPÇÃO DA GRAVIDEZ, em 18.06.1996).

quinta-feira, 17 de abril de 2008

Etérea.




Etérea,

Em sonhos
Diante de ti
diante de mim
Orbitando espaços incandescentes
Corpo sutil envolto em luz que vem de ti
E se dela me ilumino clareio também o teu caminho
Por todas as minhas e nossas existências em mundos esquecidos
Trilho os caminhos das fadas nas longínquas civilizações adormecidas
E assim viajo galáxias em torno de mim e em torno de ti
Venho de uma imaginária e lendária era distante de mim
Pois há muito habitei os reinos das fadas em tempos célticos
Mas confesso que em todos os lugares sempre existi
Pois etérea estou e sempre serei
Anjo de ti
Anjo de mim.
[Autor Desconhecido]

quarta-feira, 16 de abril de 2008

Canção.

Que a arte nos aponte uma resposta, mesmo que ela não saiba, e que ninguém a tente complicar.
Porque é preciso simplicidade para fazer florescer.
Porque metade de mim é platéia, e a outra metade é canção.


Ferreira Goulart

Síntese Sua.


Sabor, cheiro, branco, agulha, cabelo, visita, mensagens, café, pãozinho, felicidade, saudade, conhecimento, Jung, sobrinhos, amigos, Freud, bagunça, música, polivox, e-mail, você, Carpe Dien, H2O, rosas, bombom, filme, tarde amena, tardes não amenas, batalhar, orientação, Grão de Amor, sexo, limão e amor.

terça-feira, 15 de abril de 2008

...


Então, cansada e à procura de alguma morfina, sento e cada lágrima é um passaporte para o vazio, me levando ao caos de ser quem sou.
Tantos "eus" e nenhum se adequa, tantos aplausos e minha vontade é de cuspir na platéia, tanto poço sem posso, tanto colo sem cura, tanto medo sem escudo, tantos passos sem caminho, tanto silêncio sem paz, tanta paz sem verdade, tanta verdade sem mim.

sexta-feira, 4 de abril de 2008

Quem é você?

Você é a garotinha de Malandragem.
A Mebellene de Jacques Brel.
A Geni de Chico.
A Monalisa de Leonardo da Vinci.
A Luiza de Tom.
A Helena de Maneco.
O Codinome Beija-Flor.
Você é Ana, Rita, Joana, Iracema e Carolina.
Ela é só mais uma entre tantas.
A mulher cabeça, desequilibrada, mulher confusa de guerra e de paz do Martinho.
A Tereza de Jorge Ben.
A Julia dos Beatles.

Dialética.




É claro que a vida é boa
E a alegria, a única indizível emoção
É claro que te acho linda
Em ti bendigo o amor das coisas simples
É claro que te amo
E tenho tudo para ser feliz
Mas acontece que eu sou triste...


V.M.

quinta-feira, 3 de abril de 2008

Meu Grão.


Grão de Amor
Composição: Carlinhos Brown / Marisa Monte

Me deixe sim
Mas só se for
Pra ir ali
E pra voltar
Me deixe sim
Meu grão de amor
Mas nunca deixe

De me amar

Agora as noites são tão longas
No escuro eu penso em te encontrar
Me deixe só
Até a hora de voltar
Me esqueça sim
Pra não sofrer
Pra não chorar
Pra não sentir
Me esqueça sim
Que eu quero ver
Você tentar

Sem conseguir
A cama agora está tão fria
Ainda sinto seu calor
Me esqueça sim
Mas nunca esqueça o meu amor
É só você que vem
No meu cantar meu bem
É só pensar que vem
Láia laia
Me cobre mil telefonemas
Depois me cubra de paixão
Me pegue bem
Misture alma e coração.

quarta-feira, 2 de abril de 2008

O Menestrel.




Depois de algum tempo você aprende a diferença, a sutil diferença entre dar a mão e acorrentar uma alma. E você aprende que amar não significa apoiar-se. E que companhia nem sempre significa segurança. Começa a aprender que beijos não são contratos e que presentes não são promessas.Começa a aceitar suas derrotas com a cabeça erguida e olhos adiante, com a graça de um adulto e não com a tristeza de uma criança.Aprende a construir todas as suas estradas no hoje, porque o terreno do amanhã é incerto demais para os planos, e o futuro tem o costume de cair em meio ao vão.Depois de um tempo você aprende que o sol queima se ficar exposto por muito tempo.E aprende que, não importa o quanto você se importe, algumas pessoas simplesmente não se importam… E aceita que não importa quão boa seja uma pessoa, ela vai feri-lo de vez em quando e você precisa perdoá-la por isso. Aprende que falar pode aliviar dores emocionais.Descobre que se leva anos para construir confiança e apenas segundos para destruí-la.
E que você pode fazer coisas em um instante das quais se arrependerá pelo resto da vida. Aprende que verdadeiras amizades continuam a crescer mesmo a longas distâncias.E o que importa não é o que você tem na vida, mas quem você tem na vida.E que bons amigos são a família que nos permitiram escolher.Aprende que não temos de mudar de amigos se compreendemos que os amigos mudam…Percebe que seu melhor amigo e você podem fazer qualquer coisa, ou nada, e terem bons momentos juntos. Descobre que as pessoas com quem você mais se importa na vida são tomadas de você muito depressa… por isso sempre devemos deixar as pessoas que amamos com palavras amorosas; pode ser a última vez que as vejamos. Aprende que as circunstâncias e os ambientes têm influência sobre nós, mas nós somos responsáveis por nós mesmos. Começa a aprender que não se deve comparar com os outros, mas com o melhor que pode ser.Descobre que se leva muito tempo para se tornar a pessoa que quer ser, e que o tempo é curto.Aprende que não importa onde já chegou, mas para onde está indo… mas, se você não sabe para onde está indo, qualquer caminho serve.
Aprende que, ou você controla seus atos, ou eles o controlarão… e que ser flexível não significa ser fraco, ou não ter personalidade, pois não importa quão delicada e frágil seja uma situação, sempre existem, pelo menos, dois lados. Aprende que heróis são pessoas que fizeram o que era necessário fazer, enfrentando as conseqüências. Aprende que paciência requer muita prática.Descobre que algumas vezes a pessoa que você espera que o chute quando você cai é uma das poucas que o ajudam a levantar-se. Aprende que maturidade tem mais a ver com os tipos de experiência que se teve e o que você aprendeu com elas do que com quantos aniversários você celebrou. Aprende que há mais dos seus pais em você do que você supunha.Aprende que nunca se deve dizer a uma criança que sonhos são bobagens…Poucas coisas são tão humilhantes e seria uma tragédia se ela acreditasse nisso.Aprende que quando está com raiva tem o direito de estar com raiva, mas isso não te dá o direito de ser cruel. Descobre que só porque alguém não o ama do jeito que você quer que ame não significa que esse alguém não o ama com tudo o que pode, pois existem pessoas que nos amam, mas simplesmente não sabem como demonstrar ou viver isso.Aprende que nem sempre é suficiente ser perdoado por alguém...Algumas vezes você tem de aprender a perdoar a si mesmo.Aprende que com a mesma severidade com que julga, você será em algum momento condenado.Aprende que não importa em quantos pedaços seu coração foi partido, o mundo não pára para que você o conserte. Aprende que o tempo não é algo que possa voltar.Portanto, plante seu jardim e decore sua alma, em vez de esperar que alguém lhe traga flores.
E você aprende que realmente pode suportar… que realmente é forte, e que pode ir muito mais longe depois de pensar que não se pode mais. E que realmente a vida tem valor e que você tem valor diante da vida! Nossas dúvidas são traidoras e nos fazem perder o bem que poderíamos conquistar se não fosse o medo de tentar.


W. Shakespeare