terça-feira, 17 de junho de 2008

Samba pra distrair, Crime pra comentar.


Exército pede desculpas a mães de jovens mortos no Rio
Folha de São Paulo, Ter, 17 Jun, 01h05



Parentes dos três jovens do Morro da Providência encontrados mortos no fim de semana ouviram hoje do general Mauro César Lorena Cid, comandante da 9.ª Brigada de Infantaria, o primeiro pedido de desculpas formal do Exército.

Acompanhadas de advogados, as mães das vítimas foram até o Ministério Público Estadual para ter acesso ao inquérito e formalizaram uma denúncia contra a União sob a acusação de triplo homicídio qualificado.
O general Mauro César Lorena Cid anunciou, em reunião com líderes da comunidade, no centro da capital fluminense, que o ministro da Defesa, Nelson Jobim, e integrantes do alto escalão do Exército estão a caminho do Rio para decidir sobre a eventual permanência das Forças Armadas na comunidade.

Segundo líderes comunitários, as obras do projeto Cimento Social no morro deverão ser retomadas até quinta-feira, mas só continuariam após a retirada das tropas.
O Centro de Comunicação Social do Exército divulgou ontem uma nota informando que o Comando Militar do Leste determinou a abertura de inquérito para investigar a atuação de militares na Região do Morro da Providência, na cidade do Rio de Janeiro.

De acordo com informações publicadas hoje, 11 militares são acusados de terem "vendido" três jovens a traficantes de favela rival.

O Exército esclarece que participa de uma "ação subsidiária" na área que tem por base acordo entre os ministérios de Cidades e Defesa.
O Exército divulgou que repudia qualquer ação ilegal praticada por militares. "Assim, o Comando Militar do Leste determinou a instauração de Inquérito Policial Militar, instrumento jurídico competente, para apuração rigorosa dos fatos.

Alguns militares encontram-se à disposição da Justiça, para fim de investigação." A nota conclui afirmando que "o Exército está comprometido com os superiores interesses e as aspirações da sociedade brasileira."

Nenhum comentário: